LÁPIS GRAFITE -
Lápis Os lápis são fundamentais. Dependendo da técnica utilizada, eles
farão muita diferença no resultado final, principalmente para quem não gosta de
trabalhar com esfuminho (citado logo abaixo). Quando comecei a desenhar, só
trabalhava com os lápis Faber Castell, que para mim eram os melhores (pelo
menos era o melhor dos que eu conhecia). Sei que o Faber Castell é o xodó de
muitos desenhistas, pois a maioria de nós aprendeu “empunhando” um destes. Mas,
fiquem tranqüilos e não se aborreçam, concordo que este material é bom, mas vou
dar ênfase em outros que considero superiores. As marcas que mais se destacam
são a Koh-i-Noor e Staedtler. As duas são muito boas, mas gosto mais da
primeira. A grande diferença de um bom lápis para um comum está na sua consistência.
Geralmente lápis comum, tem uma ponta mais rija, tornando mais difícil o
sombreado Os lápis são divididos em graduações: dura média macia 8H, 7H, 6H,
5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B Por “H” entende-se
“Hard” – uma mina dura. Por “B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia
ou preta. Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média
Lápis Grafite
O elemento químico carbono forma,
na natureza, duas substâncias, o diamante e a* grafite ou grafita. *É “a
grafite” e não “o grafite”
O bastão do lápis é feito
misturando-se a grafite com uma determinada quantidade de argila, o que
constitui a maciez do traçado. Portanto o que denomina a qualidade do
bastão do lápis grafite é, além da qualidade da empresa, a qualidade da
mina onde é encontrado o mineral.
Existiam três tipos de
grafite no mercado do desenho: o lápis normal, o bastão de grafite
revestido de plástico e uma grafite em barra (hoje, acredito, difícil de
encontrar). Enquanto o lápis era e é usado para todos os fins, escrita,
esboço, desenhos detalhados, desenho técnico, o bastão revestido por
plástico era utilizado apenas para desenhos artísticos bem específicos.
Hoje em dia o lápis grafite é
obrigatoriamente utilizado em desenhos realistas e desenhos de retrato,
pois o degrade monocromático criado pelo lápis grafite é
insubstituível.
Veja abaixo a tabela das principais marcas de lápis grafite no mercado, fabricantes e país de origem:
PRINCIPAIS MARCAS DOS LÁPIS
| ||
País de origem
|
Fabricante
|
Marcas
|
Checoslovaquia
|
L & C Hardtmuth
|
KOH-I-NOOR
|
Alemanha
|
A, W. Faber
|
CASTELL
|
Alemanha
|
J. S. Staedtler
|
MARS
|
Alemanha
|
Swan
|
STABILO
|
Alemanha
|
Eberhard Faber
|
VAN DICKE
|
Suissa
|
Caran D'Ache
|
CARAN D'ACHE
|
França
|
Conté
|
ALASKA
|
Fonte: http://www.naregeatelier.com/materiais/lapis.html
Quanto a marca, na minha opinião e de vários outros artistas, o KOH-I-NOOR é a melhor sem sombras de dúvida.
Dureza
A dureza é a característica pessoal do lápis. A seguir a escala quanto a sua dureza:
dura média macia
8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B
Legenda
Por "H" entende-se "Hard" - uma mina dura.
Por "B" entende-se "Brand" ou "Black" - uma mina macia ou preta.
Por "HB" entende-se "Hard/Brand"- uma mina de dureza média.
A mesma classificação apresentada acima se aplica às grafites utilizadas em lapiseiras também.
Os lápis duros são usados para
obter traços claros, os traços feitos por esses lápis quase que não se
apagam com borracha e deixam sulcos no papel. Os lápis que compreendem a
escala do médio a dura são ótimos para fazer esboços, pois seus traços
ficam quase que imperceptíveis. Já os que compreendem na escala que vão
da média a macia são melhore para sombrear, e quanto mais cresce a
escala mais escuro fica a sombra. Mas a utilização destes lápis vão pelo
gosto do artista, claro!
Materiais auxiliares para desenho a lápis:
Muitos materiais auxiliares
são utilizados para o complemento ou mesmo a facilitação do desenho com
lápis grafite, entre eles:
Esfuminho: trata-se de um rolo de papel feltro parecido aparado na base, como um lápis, e serve unicamente para esfumar os desenhos fazendo um degrade mais suave.
Algodão: O algodão também é utilizado como o esfuminho, ou seja, para esfumar os traços.
Limpa Tipos: Também chamada borracha putty é uma espécie de borracha muito maleável que consegue absorver os traços do lápis sem danificar o papel.
Borracha plástica: Também utilizado no desenho, mas com moderação pois ela pode “borrar” as partes mais escuras do desenho.
Estilete: Para os lápis de desenho não se utiliza o apontador escolar e sim o estilete.
Lixa de unhas: Utilizado para lixar a ponta do lápis.
Spray Fixador: Spray que é passado após a finalização do desenho, para que não borre e proteja o desenho. Existem várias marcas no mercado, prefira sempre “Koh-i-Nor”.
Com
este post conhecemos a origem, a natureza e as características da
grafita e do lápis grafite, tanto quanto os materiais que auxiliam os
desenhistas dos mais humildes ao mais aperfeiçoados. Continuarei em
outro post mostrado a forma com que se trabalha com o grafite e algumas
das técnicas com o mesmo.
Bem muita gente ja teve
pelomenos um poquinho de curiosidade de saber como e feito os lapis grafite ,
principalmente quem é artista entao vamos descobrir agora como é feito um lápis
da marca Staedlter.
O grafite dos lápis não é
realmente só de grafite; é uma combinação de grafite finamente moída com
argila, misturada com água e pressionada a altas temperaturas para formar finas
barras.O processo de "controle" da graduaçao do lapis grafite
acontece da seguinte maneira quando no processo de fabricaçao o lapis recebe
mais argila mais seco mais claro ele vai ficar,quanto menos argila recebe mais
escuro e mais macio vai ficar, mais facil de espalhar.Para entender melhor
vejam o video do link acima
Esfuminho
Resolvi escrever sobre o esfuminho por ser
este um instrumento muito simples, mas imprescindível para o acabamento final
do desenho e que é cercado de mitos.
Há quem use os dedos como esfuminho, outros que dizem que quanto mais suja a ponta do esfuminho, melhor, outros ainda, que usam algodão, flanela, papel de jornal, etc. Ah! Também tem aqueles que nunca ouviram falar de esfuminho né? E quando ouvem o nome pela primeira vez, não sabem se é de comer ou passar na cara. ;-)
Vale lembra que o que vou dizer aqui não pode ser tomado como uma verdade incontestável, relatarei apenas a forma como aprendi a usar e uso esse instrumento, visando a obter os efeitos que são vistos nos meus desenhos.
O que é?
Bem, um esfuminho nada mais é do que um rolo de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados (fig. 01) sendo numerados de 1 a 9, se não sou traído pela memória, e custam algo em torno de R$ 4,00. Quanto maior o número mais grosso é o esfuminho.
Há quem use os dedos como esfuminho, outros que dizem que quanto mais suja a ponta do esfuminho, melhor, outros ainda, que usam algodão, flanela, papel de jornal, etc. Ah! Também tem aqueles que nunca ouviram falar de esfuminho né? E quando ouvem o nome pela primeira vez, não sabem se é de comer ou passar na cara. ;-)
Vale lembra que o que vou dizer aqui não pode ser tomado como uma verdade incontestável, relatarei apenas a forma como aprendi a usar e uso esse instrumento, visando a obter os efeitos que são vistos nos meus desenhos.
O que é?
Bem, um esfuminho nada mais é do que um rolo de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados (fig. 01) sendo numerados de 1 a 9, se não sou traído pela memória, e custam algo em torno de R$ 4,00. Quanto maior o número mais grosso é o esfuminho.
Figura 01: Alguns esfuminhos.
Eu gosto de usar o número 3 pois não é muito grosso nem muito fino, possibilitando trabalhar pequenos detalhes e áreas maiores.
Para que serve?
Tecnicamente falando, a única finalidade do esfuminho no desenho realístico é pura e simplesmente fazer com que o grafite desprendido pelo lápis sobre o papel preencha as camadas mais baixas do mesmo (como se fossem os poros do papel), dando mais uniformidade aos tons, bem como suavizando as passagens de um tom para outro subjacente e, consequentemente, dando o acabamento final no trabalho.
Para que não serve?
O esfuminho não serve para desenhar, nem para corrigir pequenos defeitos ou falhas nos tons, muito menos nas proporções.
Como usar?
O esfuminho deve ser usado com a ponta SEMPRE limpa, não se deve esfregá-lo sobre o desenho, mas somente pressionar levemente a ponta sobre o desenho em estocadas curtas, levemente inclinado (cerca de 30°), sobre a área a ser esfumada, girando-o para que a parte em contato com o desenho seja sempre a parte limpa. Segure-o como se segura um lápis e use pouca pressão a princípio, até descobrir a força ideal (fig. 02). Após cada etapa, afaste-se um pouco do desenho para apreciar o efeito proporcionado pelo uso desse instrumento.
Figura 02: Usando o esfuminho
Procure usar o esfuminho sempre no mesmo sentido da textura que está sendo esfumada, como por exemplo nos cabelos, passe-o sempre no mesmo sentido dos fios, com cuidado para não levar o grafite de uma área muito escura para áreas mais claras pois é essa diversidade de tons que dá volume e realismo à textura dos cabelos. Em todos os lugares, siga sempre a direção da textura, como se estivesse contornando a maça do rosto, as ranhuras dos lábios, a parte esférica da íris ou o contorno arredondado do nariz.
Eu uso cerca de 20 esfuminhos n.º 3 para finalizar meus trabalhos, assim não tenho que interromper o trabalho de esfumar para limpá-los com muita freqüência.
Para limpá-los basta friccionar a ponta suja de grafite sobre uma lixa não muito grossa (eu uso uma lixa para pés da minha esposa. Espero que ela não leia isso. Fig. 03), com cuidado para manter sempre o formato cônico da ponta, de preferência o mais parecido possível com o que vem de fábrica. Não use apontador pois deixa a superfície irregular.
Figura 03: Limpando o esfuminho
Importante: SEMPRE USAR O ESFUMINHO LIMPO
O boleador
"Alguns desenhistas não conhecem os
benefícios que o uso do boleador proporciona, e por isso acabam tendo muito
trabalho para reproduzir um efeito no desenho que poderia ser feito facilmente
com o auxilio de um boleador."
Para
quem ainda não conhecia, na imagem à esquerda temos um modelo de boleador. Ele
parece uma caneta, e tem na ponta metálica no formato de uma bolinha.
No Desenho Realista à Grafite, usamos muito
o boleador para fazer detalhes, como: Os fios de cabelo brancos e grisalios,
barbas, os sulcos das rugas entre outros detalhes.
Como posso usar o Boleador?
Nesta imagem acima podemos ver situação
onde ele é frequentemente utilizado no Desenho a Grafite.
Perceba pequenos fios de cabelo e de barba
no desenho. Veja como eles são delicados. Imagine se o desenhista fosse
pintando com o lápis, com muito cuidado, sempre deixando os pequenos fios
brancos sem pintar! Pois bem, é ai que entra o boleador.
O boleador cria pequenos sulcos ou valetas
no papel (Deve ser um papel de maior gramatura que o sufite) , desta forma,
quando passamos o lápis ou esfuminho no desenho, as pequenas valetas feitas
pelo boleador não são pintadas ficando como pequenos fios brancos.
A utilização do boleador poderá ser muito
diversificada, vai depender um pouco da criatividade do artista. Mas vou
exemplificar como já o utilizei:
Eu o usei em um desenho onde havia muitos
fios brancos. Então, antes de começar a passar o grafite na parte do cabelo,
pequei o boleador, fiz os riscos referentes aos fios brancos, colocando força
suficiente para que fazer as canaletas. Deve-se fazer todos os traços dos fios
brancos antes de começar a passar o grafite. Como esse risco com boleador é um
risco pesado, devemos ter cuidado para fazer os traços dos fios sem sair
tremidos ou tortos. Procure fazer o mais regular possível.
Então resumindo, no desenho realista dá
para usar o boleador para fazer fios brancos e outros detalhes pequenos brancos
no desenho, simplismente passando o boleador na área antes de aplicar o
grafite.
FABRICAÇÃO DE LÁPIS FABER CASTEL
O papel mais utilizado pelos
desenhistas é Papel Dessin – O tradicional “Papel Canson (papel com uma
gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo
seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem
outros como: vegetal, sulfite, jornal, manteiga e isométrico. Vale a pena fazer
testes para, assim, descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.
Esfuminho Técnica de esfuminho Como mostra a imagem, o esfuminho serve
para espalhar uniformemente a grafite, dando um aspecto real ao desenho. Ele é
feito de papel jornal compacto enrolado. Para o esfuminho não existe marca
melhor que a outra, pelo menos nunca vi diferença nos que já usei. Mas, anote
aí. Para você que quer melhorar seus desenhos e ainda não usa essa ferramenta,
vale a pena conferir. Há pessoas que preferem fazer esse trabalho com o dedo.
Com o dedo também dá para fazer, mas o problema é que com o dedo é mais fácil
de borrar, principalmente se a pessoa transpira pelos dedos. A grafite se junta
com o suor fazendo uma “tinta” que borrará seu desenho que dificilmente se
conseguirá corrigir.
No desenho artístico, temos uma gama de borrachas bastante variada para
diversos tipos de uso. A mais utilizada é a famosa “limpa-tipos”, borracha que
foi criada para limpar erros de datilografia (em máquina de escrever). Tipos de
borracha para desenho O nome limpa-tipos vem do termo tipos, que é o nome dado
a letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante
a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as
partículas mais pequenas sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a
borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra
vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de
retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável. A borracha
plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e
principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos
efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um
acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se
necessite. A caneta borracha é útil para apagar lugares com muitos detalhes,
como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Mas,
tenho usado a limpa-tipos e ela me tem sido de grande valia até o momento.
Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Acredito que
seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da
característica de cada artista.
muito bom
ResponderExcluirmassa^^
ResponderExcluirEu tenho uma duvida sobre o boleador quanto a espessura dele , vc pode me dizer quais tipos existem e qual vc indica ?
ResponderExcluirDesenho desde os 10 anos.Hoje estou com 78 anos.Gostaria que olhasse o meu blog de desenhos que é: dilalemos.blogspot.com , me desse uma opinião abalizada.
ResponderExcluirComprei um boleador e pela primeira vez vou utiliza-lo.
Espero conseguir resultados positivo. O boleador tem duas pontas, uma mais fina 1mm e a outra ponta com 2 ou 3 mm.
Será que acertarei usar um boleador.
Olá! Gostaria de saber quais as espessuras de boleado indicadas para cabelo, barba, pelos e rugas! Obrigado!
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