1 – Saber olhar:
O
mais importante para um desenhista é saber olhar, saber visualizar o
que é e o que compõe a imagem. Parece óbvio, mas saber analisar o que se
vê e passar para o papel é o que diferencia os grandes desenhistas.
Veja o ambiente e diferencie o que está em primeiro, segundo ou em
terceiro plano, reduza os objetos que você vê em formas geométricas para
o esboço, analise a textura que os objetos possuem e também luz e
sombra.
Lembre-se: O que se vê, no momento em que se vê e do ponto que se está nenhuma outra pessoa verá novamente.
2 – Treinar, treinar e treinar:
Só o treino leva a perfeição! Quanto mais você treinar, mais perfeito será seu esboço, seu traço, sua sombra e sua composição.
3 – Conhecer os materiais:
O
material utilizado em qualquer ofício é proporcional ao resultado. Um
artista pode ter ótimos trabalhos utilizando apenas uma caneta “bic” em
papel comum, mas será extremamente melhor se usar uma caneta nanquim em
um papel adequado, por exemplo. É lógico que alguns materiais só existem
importados e são muito caros, mas se tiver condições de comprar não
hesite.
4 – Reunir Material de Apoio:
Qualquer profissional que se preze tem um vasto material de apoio. Para
o desenhista este material podem ser livros didáticos, livros de
anatomia, revistas e fotos. Fazer um catálogo de fotos ajuda bastante.
(Veja Referências para Desenhos)
5 – Pensar antes de fazer:
Desenhar ou pintar são artes empolgantes e prazerosas e a ansiedade de
começar um trabalho ou mesmo finalizá-lo pode vir a comprometer o
resultado. Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso:
a) Criar a idéia (imaginar ou esboçar a obra).
b) Compor a imagem – Equilibrar todos os elementos do trabalho.
c) Saber qual é técnica e o material a ser utilizado.
d) Prever quais serão os passos que percorrerá do início ao final da obra.
Seguindo esta simples dica o artista poderá evitar futuros aborrecimentos além de poupar tempo e material.
Obs.:
Assim como o processo de criação de HQs, onde o desenho é feito
seguindo as meticulosas instruções de um roteiro, o desenhista deve agir
com sua obra. É muito comum ver desenhos onde o artista faz um
personagem e depois coloca um pano de fundo qualquer para preencher o
espaço vazio. Evite este tipo de atitude, pense no desenho completo
antes de começar, mesmo que o “fundo” seja esfumaçado.
6 – Auto - análise:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para melhorarmos no que for preciso